segunda-feira, 29 de novembro de 2010

 

Tu sabes que é um mito






sábado, 27 de novembro de 2010

 

Sondagem






quinta-feira, 25 de novembro de 2010

 

Ufff! Que alívio!






quarta-feira, 24 de novembro de 2010

 

E quem pensar que a insanidade religiosa só acontece aos outros…


…aqui está um belo exemplo:
- Pai perde a custódia dos filhos por ser agnóstico.






segunda-feira, 22 de novembro de 2010

 

A Responsabilidade Moral



A notícia caiu como uma bomba:
- O Papa Bento XVI decidiu proclamar que o uso do preservativo é “aceitável em certos casos”, nomeadamente para reduzir o risco de infecção do HIV.

E a “bomba” é tão fantástica, que temo até que venha por aí um dia destes um qualquer esclarecimento, a dizer que não foi bem isso que o Papa disse.

Mas, ainda assim, algumas coisas há a dizer sobre este assunto.
Em primeiro lugar sobre o autêntico desplante do Papa em declarar que “a partir de agora” o preservativo passa a ser “aceitável”.
Mas quem é que este gajo pensa que é, e por quem se toma?
Em que século é que este facínora pensa que vive, ao ponto de pensar que tem o “direito” de proclamar ao mundo isto ou aquilo? Pensará ele que não há mais do que os atrasados mentais que o seguem para todo o lado e o apoiam acriticamente, diga ele uma coisa ou o seu contrário?

Mas o que mais me choca é isto:
Durante décadas a Igreja Católica determinou que o uso do preservativo era proibido, porque contrariava um estúpido e anacrónico dogma bíblico (Génesis, 38).
Durante décadas, entre queimas rituais de preservativos e da persistência desta estúpida proibição, das Filipinas a toda a África sub-saariana morreram milhares de pessoas, numa pandemia que tem sido um autêntico massacre das populações, para não falar dos órfãos da SIDA, tantos deles infectados também por falta de retro-virais adequados.

E afinal tudo em vão, porque pelos vistos o dogma era mesmo estúpido e anacrónico.
A televisão fez sondagens à saída das missas e, espanto dos espantos: agora toda a gente já está de acordo que o preservativo seja “aceitável”.

Sim, “aceitável”, mas apesar de tudo não muito, porque a típica tara sexual do clero católico ainda persiste, e o preservativo passa a ser “aceitável”, mas… só “em certos casos”.

Mais vale tarde que nunca, sim.
Mas não é por isso que as mortes e o sofrimento de tantas e tantas pessoas deixarão de pesar sobre a Igreja Católica, sobre as cabeças deste Papa e dos que o precederam, e até dos católicos sobre quem pesa a responsabilidade moral de ao longo de todos estes anos terem fechado os olhos e os terem apoiado filosófica e moralmente e de, assim, serem isso mesmo: católicos.

sábado, 20 de novembro de 2010

 

Extraordinary Claims





Extraordinary Claims




quinta-feira, 18 de novembro de 2010

 

A rasca coerência de uma ideologia



Aung San Suu Kyi é a antiga líder da «Liga Nacional para a Democracia» que em 1990 ganhou com maioria absoluta as eleições em Myanmar.

Contudo, foi imediatamente presa por uma Junta Militar que desde então tem governado o país, e foi mantida em prisão domiciliária durante 15 dos últimos 21 anos.
Aung Suu Kyi foi galardoada, entre muitos outros, com o Prémio Sakharov em 1990 e com o Prémio Nobel da Paz em 1991.

Encontrei no «Der Terrorist» esta referência a um artigo publicado no «Avante», a propósito da recente libertação de Aung Suu Kyi pela Junta Militar, no passado dia 13 de Novembro:

«Mas acontece que Suu Kyi é mulher e que para mais tem aquele arzinho fisicamente frágil que nos dá cuidados quando a imaginamos presa. É certo que na sua própria residência, que é capaz de ser mais confortável que a minha. Mas imagino que deve ser terrível para uma mulher, para mais senhora de boa disponibilidade financeira, não poder sair de casa para ir às compras no hipermercado mais próximo».

O resto da leitura não é aconselhável a estômagos fracos.

De facto, só mesmo uma adesão cega e acrítica a uma ideologia rasca e abjecta, que mais do que política é já religiosa, poderia produzir uma filhadaputice como esta.


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

 

Tentar entender a religião






quinta-feira, 11 de novembro de 2010

 

Quando os imbecis são eleitos



John Shimkus é um republicano norte-americano, eleito para a Câmara dos Representantes, que pretendia liderar o «Comité de Energia e Ambiente».

No pequeno filme aqui ao lado, ficamos a saber que afinal não temos de nos preocupar com problemas como o aquecimento global ou a poluição.

É muito simples: porque a palavra de Deus é infalível e é Deus quem decide quando é que o mundo acaba.

E para o provar, vemos um congressista pôr-se a citar passagens bíblicas e debates teológicos em plena sessão oficial do Congresso.


O mal não é estes imbecis serem eleitores e votarem.
O mal é quando são eleitos!...


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

 

Consider Humanism



Consider Humanism - Richard Dawkins from American Humanist Association on Vimeo.


terça-feira, 9 de novembro de 2010

 

Gospel para Ateístas


Steve Martin: Atheists Don't Have No Songs




segunda-feira, 8 de novembro de 2010

 

Profecia Agnóstica






sexta-feira, 5 de novembro de 2010

 

Citação do Dia [12]




«O ensino tradicional da Igreja não exclui, depois de comprovadas cabalmente a identidade e a responsabilidade de culpado, o recurso à pena de morte, se essa for a única via praticável para defender eficazmente a vida humana contra o agressor injusto».

- Catecismo da Igreja Católica (§ 2267)


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com