sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

 

Citação do Dia [13]



«E eu pensei, e pensei e pensei.
Mas não tinha bases suficientes para o fazer, e por isso não cheguei verdadeiramente a nenhuma conclusão.
Eu era extremamente céptico acerca da ideia de Deus, mas não sabia o suficiente para ter um bom modelo para qualquer outra explicação para, bem, a vida, o universo e para colocar tudo nos seus devidos lugares.

Mas mantive a minha determinação e continuei a ler e continuei a pensar.
Algures por volta dos meus trinta e poucos anos tropecei na biologia evolucionária, particularmente através dos livros de Richard Dawkins “O Gene Egoísta” e “O Relojoeiro Cego” e, subitamente, (penso que talvez depois da segunda leitura de “O Gene Egoísta”) tudo se encaixou nos seus lugares.

Era um conceito de uma espantosa simplicidade que originou, naturalmente, toda a infinita e desconcertante complexidade da vida.
O deslumbramento que isso me inspirou fez com que o deslumbramento de que as pessoas falam a respeito de experiências religiosas me parecesse, francamente, patético.

Prefiro, sem dúvida, o deslumbramento da compreensão ao deslumbramento da ignorância».

- Douglas Adams, “The Salmon of Doubt”.




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com