sábado, 10 de abril de 2010

 

Jornalismo de Investigação



A expressão inglesa «muckraker» significa literalmente «uma pessoa que remexe o estrume com um ancinho» e foi usado pela primeira vez no ano de 1906 pelo presidente norte-americano Theodore Roosevelt para descrever uma nova estirpe de repórteres e jornalistas que então emergia com a grande expansão dos jornais no final do século XIX.

Estes jornalistas celebrizavam-se pela denúncia e pelo ataque aos abusos por parte das grandes empresas e as suas cumplicidades com os órgãos de poder e também aos políticos corruptos.

No entanto, Roosevelt não deixava de ter algumas reservas quanto a este tipo de jornalismo e talvez valha a pena meditarmos hoje sobre aquilo que ele então escreveu a esse propósito:

«Os homens com os ancinhos de estrume são frequentemente indispensáveis para o bem-estar da sociedade; mas só se souberem quando devem parar de remexer no estrume e erguer os olhos para a coroa celestial sobre as suas cabeças, ou seja, para a coroa da acção meritória.
«Há coisas belas por cima deles e ao seu redor; e se, gradualmente, começarem a achar que o mundo, todo ele, não é mais do que estrume, a sua utilidade acaba».




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com