quinta-feira, 1 de abril de 2010

 

As capas de jornais a que temos direito



Com o seu já famoso jornalismo de investigação bufada, o luminoso «Sol» tem-nos brindado com capas que fazem já a História da comunicação social portuguesa.

As capas do Sol trazem-nos sempre uma mensagem subliminar especialmente concebida para vender jornais. Se muitas vezes os títulos não correspondem à verdade ou até à própria notícia, se tantas vezes são ofensivos da honra e da dignidade das pessoas, o que importa isso?
Não é muito mais importante exercer a liberdade de imprensa em toda a sua plenitude, mesmo que isso não signifique mais do que vender mais alguns jornais ou adiar uma falência inequivocamente anunciada?

Uma das mais famosas capas do «Sol» é precisamente esta aqui ao lado.

Com apelo a esse simpático animal que é o polvo escrita sobre um perfil escuro de José Sócrates, o «Sol» aproveita o auge do mediatismo do processo «Face Oculta» para acusar subliminarmente o primeiro-ministro de ser mafioso.
E que esta brilhante capa fez vender jornais, isso ninguém o pode negar!

Pois bem:

Como parece que o processo que agora está a dar é o processo da compra dos submarinos feita na época do Governo de Durão Barroso, era Manuela Ferreira Leite ministra de Estado e das Finanças e Paulo Portas o ministro da Defesa, aqui se deixam ao «Sol» e ao pequeno arquitecto que lhe serve de director algumas sugestões de capas que, fazendo igualmente alusão a bichos marinhos, não deixam de fazer lembrar o polvo de José Sócrates, que tão bons resultados deu e que tantos jornais fez vender.


(Clicar na imagem para a ampliar)






<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com