terça-feira, 22 de abril de 2008

 

Christopher Hitchens no «Morning Joe»



No filme abaixo pode ver-se uma entrevista de Christopher Hitchens ao programa televisivo «Morning Joe» da NBC a propósito do lançamento do seu livro «The Portable Atheist», uma colectânea de textos escritos por cientistas e filósofos «que não acreditam que Deus intervenha nos assuntos humanos».

Vale a pena ver o filme principalmente para observar como um jornalista aparentemente tão simpático e educado não hesita em dizer, e até por duas vezes, que «este é um livro que vai manter afastado dos seus filhos».

É, de facto, uma atitude perfeitamente típica de uma pessoa que determina a sua vida por critérios de irracionalidade e por uma persistência imbecil em conformar-se com a moralidade e a ética inventadas por uma tribo de pastores da Idade do Bronze. E que alguém lhe encasquetou na cabeça desde a sua mais tenra infância e que, pelos vistos, não se importa de continuar a seguir cega e acriticamente.

E que, agora, pensa que chegou a sua vez de impingir aos seus próprios filhos, nem que seja impondo-lhes um «index» de livros que estão proibidos de ler.

É a isto que este tipo de pessoas chama... «fé».





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com