terça-feira, 29 de abril de 2008

 

Associação Ateísta Portuguesa



Na sequência dos Encontros Nacionais de Ateus já realizados e de acordo com as deliberações tomadas e os estatutos que foram entretanto aprovados, está já neste momento em fase final de constituição a «Associação Ateísta Portuguesa».

A escritura de constituição terá lugar previsivelmente já no próximo dia 30 de Maio de 2008 e será outorgada por todos os ateus que nela pretendam intervir e, assim, associar-se a este acto.

Os interessados poderão seguir a evolução desta notícia aqui no «Random Precision» ou no «Diário Ateísta».

Todos os que pretenderem intervir na escritura de constituição deverão enviar os seus elementos de identificação (nome completo, estado civil, número de bilhete de identidade, data e local de emissão, número de contribuinte e morada) para um dos seguintes endereços electrónicos:
- r_precision@hotmail.com
ou
- aesperancaenator@gmail.com

Do acto da escritura de constituição sairão os primeiros corpos sociais que conduzirão os destinos da Associação e exercerão as suas funções até à primeira Assembleia Geral, a realizar no prazo de 6 meses a 1 ano.

Segundo o disposto no artigo 4º dos seus Estatutos (que podem ser encontrados AQUI), a «Associação Ateísta Portuguesa» tem como objectivos:

1. Fazer conhecer o ateísmo como mundividência ética, filosófica e socialmente válida;
2. A representação dos legítimos interesses dos ateus, agnósticos e outras pessoas sem religião no exercício da cidadania democrática;
3. A promoção e a defesa da laicidade do Estado e da igualdade de todos os cidadãos independentemente da sua crença ou ausência de crença no sobrenatural;
4. A despreconceitualização do ateísmo na legislação e nos órgãos de comunicação social;
5. Responder às manifestações religiosas e pseudo-científicas com uma abordagem científica, racionalista e humanista.




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com