quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

 

«O Meu Nome É Legião»


É este o título do 19.º romance de António Lobo Antunes.

Foi precisamente a propósito do lançamento desse livro que Mário Crespo entrevistou António Lobo Antunes, no «Jornal da 9» da SIC - Notícias.
Essa entrevista, que podemos ver integralmente no filme abaixo (dividido em três partes), é ela própria um momento inigualável de televisão.

Uma entrevista absolutamente imperdível, e que somente é possível quando se encontram um escritor, que é também uma personagem realmente notável, com um jornalista de excepção, e indubitavelmente um dos melhores jornalistas portugueses – e que tenho o imenso privilégio de contar entre os meus amigos.

Como o próprio António Lobo Antunes refere,
«... a entrevista depende do entrevistador; ou a corrente passa ou não passa, e se a corrente não passa, não há volta a dar-lhe: se o entrevistador é bom, a entrevista corre bem... não depende do entrevistado».
«... eu acho que é preciso ter vivido para fazer entrevistas; porque a entrevista é a arte do silêncio do entrevistador, e é também uma capacidade de ouvir e de não brilhar à custa do entrevistado...»
.

De facto, como refere também Lobo Antunes,
«as minhas amizades foram sempre instantâneas: a gente conhece uma pessoa, e fica amigo de infância...».

O Meu Nome É Legião – Parte 1


O Meu Nome É Legião – Parte 2


O Meu Nome É Legião – Parte 3




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com