quinta-feira, 8 de novembro de 2007

 

A imagem perfeita do que é uma Religião



De acordo com a mitologia hindu, os deuses e os demónios travaram uma gigantesca batalha celestial que é comemorada, normalmente de doze em doze anos, em ocasiões em que os astrólogos oficiais da religião hindu encontram uma data suficientemente favorável e auspiciosa.
Realiza-se então o festival "Ardh Kumbh Mela" que constitui já a maior concentração de pessoas para um único evento em todo o mundo.

Assim, durante os 45 dias que dura o festival, mais de 70 milhões de pessoas juntam-se às comemorações e banham-se ritualmente no Ganges, acreditando que as águas sagradas do rio as absolvem dos seus pecados e lhes encurtam ou fazem mesmo cessar os seus processos de reencarnação.

Ora aqui está uma imagem perfeita do que é uma Religião:
De facto, e como vemos nas fotos, milhares e milhares de pessoas vivem em plena liberdade um dos seus direitos mais fundamentais enquanto seres humanos, que é a sua liberdade religiosa, e exercem livremente e como muito bem entendem o seu culto religioso e evocam a mitologia dos seus deuses.

Mas se virmos bem, a imagem de uma Religião é também isto:
- Enquanto estão convencidas que estão a lavar os seus pecados e a purificar-se nas águas sagradas do rio Ganges, o que é verdade é que todas estas pessoas, no pleno exercício da sua fé religiosa e da sua liberdade de culto, estão afinal não mais do que a tomar banho em águas de tal forma poluídas que as próprias autoridades indianas declararam que contêm mais coliformes fecais do que uma qualquer saída de esgoto de um vulgar prédio de apartamentos...




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com