quarta-feira, 9 de maio de 2007

 

É proibido discriminar... a discriminação



Há mais de seis anos que o senador americano Ted Kennedy tenta fazer aprovar uma lei que criminalize os actos injuriosos ou de violência praticados por motivos por ódio ou em razão de qualquer forma de discriminação, incluindo contra os homossexuais.

Agora, com uma nova maioria democrática, parece provável a aprovação desta legislação – a «Hate Crimes Bill» – na Câmara dos Representantes já na próxima quinta-feira.

Mas engana-se quem pensa que a aprovação desta lei seria consensual.
De facto, e como seria de esperar, os mais devotos cristãos republicanos dos Estados Unidos têm reagido violentamente contra esta proposta de lei, a que chamam «uma legislação insidiosa que vai silenciar e punir todos os cristãos pelas suas crenças morais» e também que, nada mais nada menos, «vai abrir caminho à perseguição religiosa» nos Estados Unidos.

Neste pequeno filme (clicar sobre a imagem à direita) --->

Steven Colbert,
sempre brilhante como de costume, fala sobre esta legislação, cuja aprovação aparentemente se previa pacífica e consensual num Estado livre e democrático.

E comenta a furiosa oposição – afinal tão tipicamente cristã – que contra ela se tem levantado, e que se baseia fundamentalmente na opinião de que esta nova lei «vai discriminar os cristãos conservadores porque vai privá-los do seu legítimo direito de... discriminar os homossexuais...».




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com