terça-feira, 6 de março de 2007

 

Um legado delirante



A leste de Santa Fé fica situado um dos locais mais bizarros do planeta, situado perto da pacata comunidade de Trementina, onde vivem cerca de 200 pessoas.

Uma vista aérea da zona revela uns géoglifos geométricos deveras estranhos, que poderiam passar por símbolos inscritos pelos índios Nasca (entre III AEC e VIII) no planalto do mesmo nome no Peru.

A origem destes símbolos gravados a bulldozer na encosta da montanha no deserto tem uma origem mais recente e é na realidade um monumento à estupidez e cretinice que só a religião pode induzir.
O geóglifo é o símbolo oficial de uma corporação da Igreja da Cientologia designada como Church of Spiritual Technology e, de acordo com um artigo do Washington Post de 2005, identifica a propriedade como um local apropriado para os portais de regresso das viagens no espaço-tempo de cientologistas do futuro, grandes navegantes das estrelas...

Perto destes símbolos existem mansões multimilionárias para retiros «espirituais» dos membros da Igreja da Cientologia, aqueles que acreditam nas balelas (vídeo de vinte minutos abaixo) inventadas pelo medíocre escritor de ficção científica L. Ron Hubbard.
Perto destas mansões, conhecidas dos devotos como San Miguel Ranch ou simplesmente The Ranch, fica localizado um gigantesco bunker desenhado para sobreviver a um ataque nuclear.
Esta rede de túneis revestidos a aço, mostrados em 1998 pelo programa “20/20” , albergam para a posteridade - em caixas de titânio - os dislates que saíram da pena do inventor da Dianética, religiosamente gravados em aço e a voz do vendedor de banha da cobra registada em níquel.

Hubbard, um escritor de space operas de quinta categoria combinou o seu interesse em ficção científica com o «oculto», debitando em 1950 o livro base da religião mui lucrativa que inventou, Dianetics: The Modern Science of Mental Health.
O livro afirma que todos os problemas, mentais e físicos, que afligem a humanidade são causados por traumas ou 'engrams' (memórias dolorosas) que devem ser erradicados da mente reactiva conjuntamente com os espíritos que a infectam (Body Thetans, os tais que vagueiam aos magotes pela Terra após o controle de população efectivado pelo malvado comandante da Federação Galáctica Xenu há 75 milhões de anos).

Estes traumas só podem ser ultrapassados com o auxílio de um “auditor”- um conselheiro «espiritual» pago a peso de ouro, que com o auxílio de um “E-meter,” mede a energia negativa na alma ou Thetan. Isto é, apenas a Cientologia é a «salvação» do 'Thetan' (espírito imortal), permitindo ao crente atingir o estado de OT (Operating Thetan), estado em que supostamente adoece raramente, é menos propenso a acidentes, tem memória total, QI superior a 135, imaginação criativa, vitalidade extraordinária, personalidade magnética, bom auto-controlo, etc.
Alguns ex-adeptos da seita relatam que membros OT's reclamam poder «voar» e «matar apenas com um pensamento».

Claro que não é barato chegar a este estado de «graça» OT, apenas possível pela frequência de inúmeros cursos da Igreja da Cientologia, a única competente para proceder à «limpeza» espiritual da pessoa, que «oferece» aos seus crentes um plano total de cura de custo astronómico.

Como em todas as religiões, as dúvidas não são bem-vindas dentro da Cientologia. Quem faz objecções é catalogado como subversivo, podendo mesmo ser considerado «Pessoa Supressiva», contra quem, não obstante as objecções inconvincentes de que é uma prática abandonada, tudo é válido, inclusive essa «Pessoa Supressiva» ser «privada dos seus bens ou ofendida impunemente, por todos os meios e por qualquer cientologista, podendo também ser vigarizada, atacada, ludibriada e destruída».
Hubbard chamava a esta táctica «Fair Game» (Jogo Limpo).

Para além deste legado de paranóias e tácticas de extorsão dos mais crédulos ( ou pouco dotados em termos de capacidade intelectual, as patetadas inventadas por Hubbard são tão cretinas que é necessário um défice de intelecto muito grande para se acreditar em semelhante monte de disparates), os devotos de Hubbard garantiram em Trementina que os dislates do fundador da seita sobreviverão até a um ataque nuclear.

Arrepia imaginar um Carter do futuro a explorar o legado «inestimável» encontrado nos túneis do Novo México e pensar quão limitados eram os seus antepassados que acreditavam nas tretas guardadas com tanto cuidado em envólucros de titânio...

- Um artigo de Palmira F. da Silva



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com