segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

 

A Homeopatia



É curioso como quase de repente as chamadas «medicinas alternativas» passaram a gozar nas sociedades modernas de uma reputação de seriedade e eficácia.

De facto, e por paradoxal que isso pareça, quanto mais ouvimos falar no espantoso avanço da medicina e em curas de doenças e em descobertas científicas que ainda há meia-dúzia de anos nos pareceriam pura ficção científica, e também quanto mais a informação está disponível para a generalidade das pessoas que vivem no mundo ocidental, mais estas parecem confiar o bem mais precioso que podem ter, que é a sua saúde, a autênticos curandeiros que ora lhes prometem curas milagrosas simplesmente por lhes espetarem agulhas em misteriosas partes do corpo, ou por lhes fazerem ingerir poções e mezinhas cuja origem só eles conhecem.

É precisamente o caso da homeopatia.
Inventada nos princípios do século XIX por Samuel Hahnemann, a homeopatia parte do princípio básico que qualquer doença deve ser tratada ajudando-se a «força vital» a restaurar a harmonia e o equilíbrio do organismo.
Etimologicamente a palavra homeopatia deriva do grego homeo (semelhante) e pathos (doença).

A homeopatia está hoje muito difundida e é praticada por autodenominados «médicos homeopatas» que, ao contrário do que acontece com a medicina tradicional, que é essencialmente materialista e recorre a disciplinas com a anatomia, a fisiologia e a química, prefere antes optar por métodos basicamente empíricos que envolvem o apelo a entidades e a processos metafísicos.

Depois, aparecem a chamadas «farmácias homeopáticas» que vendem preparados misteriosos a preços astronómicos, embora sejam compostos quase só por água e nunca ninguém tenha conseguido demonstrar a sua eficácia ou sequer o seu efeito.

Mas o que há de mal na homeopatia não são os preparados que incitam os seus pacientes a tomar, pois, embora caros, se não lhes fazem bem, são tão diluídos em água que também não lhes fazem mal.
O que há de criminoso nos homeopatas é que sob a capa do exercício de uma medicina, que «credibilizam» unicamente pelo recurso ao adjectivo «alternativa», para ganharem o seu dinheiro influenciam os seus pacientes a não receber um tratamento médico verdadeiramente adequado, muitas vezes com consequências bem trágicas para a sua saúde ou até para a sua vida.

Mas como uma imagem vale mil palavras, mais vale deixarmos James Randi dar-nos no filme abaixo uma explicação mais detalhada sobre o que é verdadeiramente a homeopatia e dizer-nos o que pensa sobre os que a praticam, e a quem chama de tudo, desde asininos a criminosos.

Absolutamente imperdível!





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com