segunda-feira, 20 de novembro de 2006

 

Uma Longa Experiência



O Alto-Comissário das Nações Unidas para os refugiados, António Guterres, foi recebido em audiência no Vaticano pelo Papa Bento XVI, a quem foi agradecer as sucessivas «tomadas de posição» que Ratzinger tem levado a cabo em defesa dos refugiados e do seu acolhimento nos países europeus.

Na verdade, como fervoroso católico que é, António Guterres conhece bem a longa experiência do Vaticano no que se refere a refugiados.

Uma experiência adquirida ainda há bem pouco tempo a ajudar e a apoiar os refugiados nazis no fim da II Guerra Mundial, principalmente na sua fuga para a América do Sul.

Uma ajuda preciosa, por exemplo, para Adolf Eichmann, que foi comandante do campo de concentração de Dachau e que esteve escondido alguns meses no Vaticano antes de fugir para a Argentina.

Mas Adolf Eichmann não era ingrato, nem pessoa para se esquecer de quem o ajudou enquanto viveu a difícil vida de refugiado.
Provavelmente em nome de todos os refugiados do mundo, no final do seu julgamento em Israel Eichmann não hesitou em agradecer publicamente a ajuda recebida do Vaticano, tendo mesmo declarado que, em sinal de agradecimento, se considerava um «católico honorário».

De facto, a solidariedade com os refugiados é uma coisa muito bonita...




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com