sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

 

Syd Barrett



No dia 6 de Janeiro de 1946 nasceu Roger Keith Barrett.


Foi no ano de 1965 que Roger Keith Barrett, ou “Syd” Barrett, formou com Roger Waters, uma das mais famosas bandas de Rock ‘n Roll de todos os tempos: os Pink Floyd.
O nome da banda foi inspirado em dois músicos americanos de “blues” que ambos admiravam: Pink Anderson e Floyd Council.
A formação original dos Pink Floyd incluía ainda Richard William Wright (Rick Wright) e Nicholas Berkeley Mason (Nick Mason).

Músico exímio e um compositor e letrista absolutamente notável, Syd Barrett começou já em 1968 a demonstrar sinais de completa deterioração física e mental, a que não seria estranho o abuso do mais variado tipo de drogas e químicos.

Em palco era frequente esquecer-se das músicas, das letras e muitas vezes até onde estava, permanecendo subitamente apático, para desespero dos outros membros do grupo.

Para o substituir, principalmente nos espectáculos ao vivo, foi então contactado David Gilmour, um amigo de infância de Syd Barrett e Roger Waters.

O segundo álbum dos Pink Floyd, “A Saucerfull of Secrets”, inclui já músicas de Gilmour e Barrett, embora nenhuma onde ambos tenham tocado juntos.

Mas o estado mental de Syd Barrett foi-se agravando progressivamente. Até que, ainda em 1968, os outros membros da banda, que iam a caminho de um concerto, pura e simplesmente o não foram buscar.

Depois de uma curta carreira a solo de pouco sucesso comercial, Syd Barrett vive agora na sua casa de Cambridgeshire, em Inglaterra, de onde raramente sai, dedicando-se unicamente a escrever e a pintar.

A loucura de Syd Barrett foi de sobremaneira marcante na discografia dos Pink Floyd, com especial relevo nos álbuns “Atom Heart Mother”, “The Dark Side of the Moon” e muito especialmente em “Wish You Were Here”, onde se destaca a música «Shine On You Crazy Diamond», que lhe é dedicada.

A propósito de Syd Barrett, com quem ainda hoje é difícil manter um contacto regular dada a sua persistente incoerência, David Gilmour contou-me recentemente um acontecimento deveras chocante:

Em 1975 os Pink Floyd encontravam-se em estúdio para gravar o álbum «Wish You Were Here». No dia em que procediam à gravação da música «Shine On You Crazy Diamond», David Gilmour surpreendeu-se com a presença no estúdio de um homem andrajosamente vestido e com um aspecto miserável, que se encontrava a assistir aos trabalhos.

Sendo a admissão de pessoas estranhas às gravações rigorosamente interdita, de imediato David Gilmour inquiriu o engenheiro de som, Brian Humphries, sob a presença no estúdio de tão insólita personagem.

Foi então que Humphries lhe disse que aquele homem sentado a um canto, de ar apático e pobremente vestido, era precisamente Syd Barrett, que ele tinha convidado para assistir à gravação da música que lhe era dedicada.

Mas que nenhum dos elementos da banda tinha sequer reconhecido...



Shine On You Crazy Diamond


Remember when you were young, you shone like the sun.
Shine on you crazy diamond.
Now there's a look in your eyes,
like black holes in the sky.
Shine on you crazy diamond!
You were caught on the cross fire of childhood and stardom, blown on the steel breeze.
Come on you target for faraway laughter,
come on you stranger, you legend, you martyr, and shine!

You reached for the secret too soon, you cried for the moon.
Shine on you crazy diamond.

Threatened by shadows at night, and exposed in the light.
Shine on you crazy diamond.
Well you wore out your welcome

with random precision,

rode on the steel breeze.
Come on you raver, you seer of visions,
come on you painter, you piper, you prisoner, and shine!

Nobody knows where you are, how near or how far.
Shine on you crazy diamond.
Pile on many more layers and I'll be joining you there.
Shine on you crazy diamond.
And we'll bask in the shadow of yesterday's triumph,
and sail on the steel breeze.
Come on you boy child, you winner and loser,
come on you miner for truth and delusion, and shine!





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com