terça-feira, 11 de outubro de 2005

 

Os Prémios «Ig Nobel»



Todos os anos, mais ou menos por esta ocasião, em que na Suécia e na Noruega são atribuídos os prémios Nobel, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, são também galardoadas as personalidades que durante o ano se distinguiram com realizações científicas que «não podem, ou não devem ser reproduzidas».

Aos felizes contemplados são entregues os prémios «Ig Nobel», criados em 1991 por Marc Abrahams, um editor de uma revista científica, que assim procura publicitar e premiar alguns dos mais bizarros projectos levados a cabo por esse mundo fora.
Segundo a «BBC News» (e se me perdoarem a tradução livre) os vencedores dos prémios «Ig Nobel» deste ano foram os seguintes:

Medicina:
Atribuído a Gregg Miller, dos Estados Unidos, pela sua invenção dos «neutículos», nada mais do que testículos substitutos de borracha para cães castrados, disponíveis em vários tamanhos e graus de dureza.
Ao receber o prémio, o feliz contemplado declarou: «considerando que os meus pais sempre pensaram que eu era um idiota quando era jovem, isto é para mim uma grande honra».

Paz:
Atribuído a uma equipa do Reino Unido pelas suas pesquisas pioneiras na actividade das células cerebrais de gafanhotos, enquanto os bichos vêem passagens de filmes da série «Star Wars».

Física:
Atribuído a John Maidstone, da Austrália, pela sua participação numa experiência que começou já no ano de 1927, na qual uma gota de alcatrão pinga através de um funil de 9 em 9 anos.
O feliz contemplado fez questão de partilhar o prémio com um colega, falecido algum tempo depois da queda da segunda gota.

Biologia:
Atribuído à Universidade de Adelaide, por pesquisar e catalogar os peculiares odores produzidos por sapos de 131 espécies diferentes, quando os ditos sapos são colocados em situações de stress.

Química:
Atribuído a uma equipa da Universidade do Minnesota que está a trabalhar num projecto que pretende provar se as pessoas nadam mais depressa na água ou em xarope de açúcar.

Economia:
Atribuído a um inventor do Massachussets que desenvolveu um relógio despertador que foge e se esconde quanto o alarme toca.

Nutrição:
Atribuído a um cientista japonês que fotografou e analisou cada uma das refeições que ele próprio consumiu durante um período de 34 anos.

Literatura:
Atribuído a todos os nigerianos que enviaram milhões de emails promovendo milionários que pretendiam das pessoas a quem os enviavam somente uma pequena quantia em dinheiro para fazer face às despesas necessárias para ter acesso a uma grande riqueza a que tinham direito.

História da Agricultura:
Atribuído ao estudo denominado «Significado das calças explosivas do Sr. Richard Buckley: reflexões sobre os aspectos das mudanças tecnológicas ocorridas nas explorações de lacticínios da Nova Zelândia entre as duas Guerras Mundiais».

Dinâmica dos Fluidos:
Atribuído ao estudo denominado «As pressões produzidas quando os pinguins fazem cocó; cálculos sobre a defecação das aves».




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com