quarta-feira, 26 de outubro de 2005

 

A Nova Penitência



Por vezes os caminhos que a Igreja Católica trilha na senda da modernidade não cessam de me surpreender.

Longe vão os tempos em que, após a confissão, o padre impunha como penitência para a remissão dos pecados que o desgraçado do pecador rezasse uma dúzia de pai-nossos, meia dúzia de avé-marias, um ou dois credos e, em caso de necessidade, até mesmo uma salvé-rainha.

E pronto, tudo estava perdoado!


Agora, e segundo o «Anchorage Daily News», o reverendíssimo padre James Laudwein, que prestou os seus serviços a Deus numa pequena povoação do estado norte-americano do Alasca, foi acusado por, já em 1980, ter molestado sexualmente uma menina de 14 anos a quem, depois de ouvir em confissão, impôs como penitência, e para que todos os seus pecados fossem perdoados, que lhe mexesse nos órgãos genitais.

O reverendo Laudwein é o último de uma dúzia de padres que foram colocados pela Santa Madre Igreja no Alasca e que foram acusados publicamente de abusar de crianças.
Responsáveis por associações de vítimas de abusos sexuais perpetrados por padres acreditam que a colocação deste e de outros padres obedece a um critério bem definido dos altos responsáveis da Igreja Católica no sentido de afastar os suspeitos de crimes de pedofilia das paróquias onde causaram escândalos, para depois os colocar em comunidades pequenas e menos desenvolvidas, onde as crianças são tidas como menos propensas a relatar os abusos e onde o sistema judicial funciona mais deficientemente.

O advogado da queixosa referiu que considera este um dos piores casos de profanação dos rituais católicos, pois foi aproveitado um sacramento tão sagrado e tão importante para os crentes para ser cometido este crime horrendo sobre uma criança.

Quanto ao padre James Laudwein está agora colocado numa paróquia na cidade de Portland, no estado do Oregon, onde sem ser incomodado pela hierarquia da Igreja Católica continua tranquilamente a apascentar o seu rebanho, a espalhar a fé cristã e a ouvir os seus paroquianos em confissão.

Incluindo crianças, evidentemente...




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com