segunda-feira, 11 de julho de 2005

 

Desafio



Ainda com os atentados terroristas a Londres do passado dia 7 de Julho bem presentes, acabei por ir dar ao jornal online «Mosnews» e a esta notícia, já de Setembro de 2004:

A polícia de Moscovo interceptou um automóvel que transportava explosivos, duas minas anti-pessoais, um “jerrycan” com 20 litros de gasolina e ainda detonadores e um equipamento electrónico não especificado.

Segundo a polícia de Moscovo, esta descoberta terá evitado que fosse consumado mais um ataque terrorista de nacionalistas chechenos à capital russa, que ainda não recuperou do trauma causado pelo ataque a uma escola primária, que causou a morte a 320 pessoas.

O suspeito foi detido e imediatamente interrogado pela polícia.
Os pormenores relatados pelo suspeito revelam bem a eficácia do interrogatório.

Tal foi a eficiência dos polícias, que o suspeito acabou mesmo por morrer, seis horas depois do interrogatório ter terminado, tendo a autópsia revelado que o homem foi espancado até à morte.



A questão é esta, caro leitor do «Random Precision», a quem deixo aqui o DESAFIO para responder na caixa de comentários:

Tendo em mente os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, de 11 de Março de 2004 em Madrid e de 7 de Julho de 2005 em Londres, se fosse convocado para ser jurado no julgamento daqueles polícias, que decisão tomava?


1 – O terrorismo tem de ser entendido na sua génese, para que se possam combater as suas verdadeiras causas. Só assim o mundo ocidental o derrotará definitivamente.
O terrorismo não pode ser combatido com as mesmas armas dos terroristas. No dia em que nos esquecermos disso, o terrorismo terá vencido;
Por isso, os polícias deverão ser condenados pelo crime que praticaram, com toda a severidade prevista na lei.

2 – Atendendo às circunstâncias especiais em que vivemos, o mundo ocidental tem direito a uma “legítima defesa” contra os terroristas. Por isso, a polícia tem obrigação de nos precaver dos ataques antes mesmo deles acontecerem.
Atendendo às circunstâncias especiais do caso, e uma vez que se tratava de salvar vidas inocentes, o comportamento dos polícias foi o adequado.
Por isso, os polícias deverão ser absolvidos.

3 – ....


Fica o desafio!



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com