sexta-feira, 27 de maio de 2005

 

Os governos mudam, o BES fica...


Depois do meu post «O Triste Legado» a propósito das estreitas ligações entre os Governos PSD-PP e o Grupo Espírito Santo, um amigo mandou-me como desafio um texto sobre o tema de «outras» ligações governamentais àquele mesmo Grupo.
Provavelmente terá pensado que eu não o publicaria, só para depois me chamar nomes...
Enganaste-te, pá!

Aqui vai:

«Factos, factos, há o seguinte:

O ministro da Economia, Manuel Pinho, não esconde no curriculum, disponível no site do Governo, a sua ligação ao BES desde pelo menos há 11 anos.
Foi, diz o ministro, entre 1994 e 2005, o seguinte:

Administrador, Banco Espírito Santo, S.A.
Vice-presidente, BES Investimento, S.A.
Administrador, ESAF, SGPS, S.A.
Administrador BES Finance
Administrador BES Overseas
Presidente da Espírito Santo Research

«Julgo que se pode dizer que ha aqui uma relação estreita.

«Segundo escreveu o «Expresso» aqui há uns meses, o BES vendeu ao seu administrador Manuel Pinho a «Casa de Almeida Garrett», já com um projecto camarariamente aprovado para demolição e construção de um edifício alto. Acrescenta o mesmo jornal que a venda foi feita a um preço favorável, um preço sem relação com o montante que se supõe estar em jogo na construção de um edifício destes.

«A casa Garrett é, supostamente, um edifício cuja conservação teria algum interesse público, de modo que não é líquido que o projecto seja levado em frente.
«Não me parece haver mal nenhum no facto de um administrador bancário enveredar pela via da promoção imobiliária.
«Nem me parece que os edifícios de interesse público tenham de ser protegidos contra tudo e contra todos.
«Mas também me parece que há aqui um negócio bastante benéfico para Manuel Pinho.

«Também segundo o caderno de economia do «Expresso», o ministro Manuel Pinho terá manifestado a intenção de promover o desmembramento da «Galp» em varias empresas mais pequenas.
No entender do «Expresso», isto viria beneficiar o grupo BES, que teria já um acordo com uma empresa do ramo da energia que quererá adquirir algumas dessas empresas. que resultarão do desmembramento.
«Entretanto, ouvi dizer que o tal desmembramento já não vai avante, mas isto foi só o que ouvi dizer.

«Factos, factos, em suma, temos o de que um ministro do actual governo que tem uma ligação muito amiga com o BES e o de que o «Expresso» publicou notícias que deixam entender ser mesmo muito amiga esta ligação entre o BES e o ministro.
«Não conheço as fontes do «Expresso» nem sou da opinião de que o «Expresso» seja completamente de fiar.
«De resto, pensem o que quiserem».


Ok, pá!
É o que eu vou fazer!

E é o que eu vou fazer também a propósito da nomeação de Fernando Gomes, o «Capachinho Vermelho», para o Conselho de Administração da GALP.

Mas, para já, ainda estou sem palavras...




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com