terça-feira, 29 de março de 2005

 

A Blogosfera


No «Diário de Notícias» um excelente artigo de Diogo Sousa e Filipe Morais sobre o fenómeno da Blogosfera, que não hesito em transcrever na íntegra.

A não perder... até porque fala de mim...


«A revolução da Blogosfera pode criar um novo poder»

«A liberdade de expressão ganhou uma nova amplitude com a massificação da blogosfera, que se posiciona como concorrente dos media tradicionais. A facilidade de utilização e a capacidade de chegar às massas permite que os conteúdos emitidos sejam, muitas vezes, informativos, apesar de não serem espaços de jornalismo. A polémica está lançada.

«Rogério Santos, professor universitário, entende que "os blogues também podem ser um sítio de informação, mas sem o crivo do jornalismo". O docente diz "não acreditar que os blogues sejam concorrentes dos media tradicionais, porque não seguem o princípio do contraditório e não fazem referência a fontes", sendo "sobretudo uma nova forma de expressão de quem escreve. Os blogues são principalmente individuais e esse é o seu grande problema". A questão do anonimato da maioria dos blogues retira-lhes credibilidade, pelo que "não são um paradigma de jornalismo". No entanto, tendo em conta que estão 'dentro' da Internet, "é possível que venham a ser uma nova forma" de media, disse ao DN.

«Para o jornalista José Pedro Castanheira, "os blogues já podem ser um sistema de vigilância à comunicação social tradicional. Podem ser um instrumento eficaz, mas também podem ser veículos de informações falsas", afirmou ao DN. A principal questão relacionada com os blogues prende-se com a autoria, "se são ou não anónimos", acrescentou.

«Os blogues têm trabalhado a informação sem limites, legais e deontológicos. Podem também agir como vigilantes e censores à informação dos media. Esta capacidade pode vir a transformá-los num novo poder. José Pedro Castanheira entende que actualmente "não há uma situação em que se estabeleça uma relação de concorrência, talvez de complementaridade, com a opinião".

«Estes diários pessoais na Internet são já vistos como uma revolução na forma de comunicar, acessíveis a qualquer pessoa, mesmo com poucos conhecimentos técnicos. As suas ferramentas de edição aumentaram, em muito, a massificação do fenómeno, que cresce cada vez mais por todo o globo.

«O servidor Blogger incita à concorrência com os media, afirmando que estes diários "são a voz dos seus autores na Web", virados para "audiências de milhares", onde "jornalistas profissionais e amadores podem publicar breaking news".Na blogosfera há já casos onde foram lançadas importantes informações que depois chegaram à comunicação social. Em 1998, o Drudge Report abriu o precedente, ao anexar informações do caso Monica Lewinsky antes da Newsweek, o primeiro media tradicional a abordar a polémica.

«No recente fórum de Davos, um post no blogue oficial daria origem à demissão de Eason Jordan, ex-editor da CNN e responsável pela cobertura da guerra do Iraque, que numa intervenção nunca cedida pela organização acusou os militares norte-americanos de alvejarem propositadamente jornalistas. Rony Abovitz, empresário convidado, estranhou a indiferença dos media e decidiu, no seu primeiro post de sempre, comentar o episódio. O blogue conservador Captain's Quarters e a publicação National Review deram-lhe voz e até à publicação no Washington Post, Wall Street Journal ou o New York Post, foi um passo.

«As críticas de juristas democratas e a defesa de Jordan, por parte de David Gergem, um republicano, comprovaram que os posts podem e são utilizados para fins não políticos, servindo cada vez mais para criticar os media.

«Dan Rather, figura emblemática da CBS, também foi vítima da blogosfera, por usar documentos falsos, retirados de um blogue.

«Em Portugal, o blogue Random Precision, de Luís Grave Rodrigues, denunciou a nomeação de Branquinho Lobo para a direcção nacional da PSP, depois de já ter sido aposentado por incapacidade devido a uma doença do foro psiquiátrico. A informação em primeira mão valeu-lhe a citação como fonte em notícias dos jornais Expresso, Correio da Manhã e Público».




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com