quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005

 

Bertrand Russell


Bertrand Arthur William Russell, nasceu no dia 18 de Maio de 1872 e morreu no dia 2 de Fevereiro de 1970.

Foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos e lógicos do século XX.
Da extensa bibliografia de Bertrand Russel é de realçar particularmente o livro «Porque Não sou Cristão», de que destaco, com alguma «precisão aleatória», alguns excertos:

«Há muitas maneiras pela qual a Igreja, com sua insistência sobre o que prefere chamar "moralidade", inflige a toda a espécie de pessoas sofrimentos imerecidos e desnecessários».
«É ainda, em grande parte, contrária ao progresso e ao aperfeiçoamento de todos os meios tendentes a diminuir o sofrimento no mundo, pois que costuma rotular de moralidade certas acanhadas regras de conduta que nada têm a ver com a felicidade humana»
«A religião baseia-se, penso eu, principalmente e antes de tudo, no medo. É, em parte, o terror do desconhecido e, em parte, o desejo de sentir que se tem uma espécie de irmão mais velho que se porá de nosso lado em todas as nossas dificuldades e disputas. O medo é a base de toda essa questão: o medo do mistério, o medo da derrota, o medo da morte. O medo é a fonte da crueldade e, por conseguinte, não é de estranhar que a crueldade e a religião tenham andado de mãos dadas. Isso porque o medo é a base dessas duas coisas».
«Toda a concepção de Deus é derivada dos antigos despotismos orientais. É uma concepção inteiramente indigna de homens livres. Quando vemos na igreja pessoas a menosprezarem-se a si próprias e a dizerem que são miseráveis pecadores e tudo o mais, isso parece-me desprezível e indigno de criaturas humanas que se respeitem».



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com