sábado, 8 de janeiro de 2005

 

Falta de Pudor


Em entrevista à SIC Notícias o Presidente da República, Jorge Sampaio defendeu que é preciso mudar o sistema eleitoral «mantendo a proporcionalidade para chegar à possibilidade de fazer maiorias absolutas com mais facilidade».
Caiu o Carmo e a Trindade!
De imediato choveram as críticas do PCP, do PSD e do PP., como se de repente Jorge Sampaio tivesse ficado impedido de ter uma opinião e até de a manifestar.

Mas foi do PSD que vieram as críticas mais contundentes: com uma deselegância e uma falta de chá que, infelizmente, já não surpreendem ninguém, os seus responsáveis partidários afirmaram que o Presidente «revelou uma faceta de comediante» e que «já não há pudor em Belém».

Freud deve estar às voltas no túmulo se ouviu um dirigente do PSD a acusar alguém de ser «comediante» e de «falta de pudor».
Mas, a este propósito, nada melhor do que dar a palavra a José Pacheco Pereira, um dos poucos responsáveis do PSD que ainda manifesta algum pudor e se indigna com as comédias dos seus colegas de partido.

Diz Pacheco Pereira no «Abrupto»:

AMNÉSIA
Tanto esquecimento no PSD! Fazem parte do património legislativo do partido, várias propostas destinadas a baixar a percentagem dos votos necessários para se poder governar em maioria absoluta. Uma delas apontava o limiar dos 38% dos votos e deu origem a uma grande discussão sobre a falta de governabilidade induzida pelo sistema eleitoral. O problema não é só do PSD, é também do PS, com muitas dificuldades para fazer coligações à esquerda pela marginalização do PCP da governação.
O PCP e o PP, que se lhes opuseram, lembram-se certamente dessas propostas. O PSD esqueceu-se. Hoje raciocina como um pequeno partido que precisa de garantias para se coligar e desistiu de chegar lá sozinho. A governabilidade interessa-lhe pouco e ficar refém do PP importa ainda menos a muitos que desejam o PSD como partido de direita. Começa a interiorizar uma pequenez que não lhe pertence.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com